Os filmes brasileiros O Agente Secreto e Apocalipse nos Trópicos foram indicados ao Bafta, principal premiação do cinema e da televisão do Reino Unido, concedida pela British Academy of Film and Television Arts. As indicações foram anunciadas nesta segunda-feira, 27 de janeiro de 2026, colocando novamente o audiovisual brasileiro em destaque no cenário internacional.
“O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho, concorre na categoria Melhor Filme Internacional, mesma disputa em que já vem acumulando reconhecimento em festivais e premiações globais. O longa é estrelado por Wagner Moura e é considerado um dos filmes brasileiros mais premiados da temporada 2025/2026.
Já o documentário “Apocalipse nos Trópicos”, dirigido por Petra Costa, foi indicado na categoria Melhor Documentário. A produção aborda temas ligados à política, religião e democracia no Brasil contemporâneo, dando continuidade à trajetória internacional da cineasta, que já havia sido indicada ao Oscar com Democracia em Vertigem.
A cerimônia do BAFTA Film Awards 2026 está prevista para ocorrer em fevereiro, em Londres. As indicações reforçam o bom momento do cinema brasileiro no exterior e ampliam a visibilidade internacional das produções nacionais junto ao mercado europeu e global.
“O Agente Secreto” e “Apocalipse nos Trópicos” são indicados ao Bafta
