O Ceará fechou 2025 com resultados históricos no setor de turismo, batendo recordes tanto no mercado doméstico quanto no internacional, segundo o secretário de Turismo do estado, Eduardo Bismarck, durante a participação na Fitur 2026, feira internacional de turismo em Madri. O avanço está associado ao crescimento do fluxo de visitantes estrangeiros e à ampliação da conectividade aérea do estado.

Em 2025, o Ceará registrou 115.735 turistas internacionais em voos diretos ao Aeroporto Internacional Pinto Martins, ultrapassando o recorde pré-pandemia de 112.920 visitantes, registrado em 2019, e representando um crescimento de 19,46% em relação a 2024. Os dados mostram também diversificação nos mercados emissores, com destaque para França (20.750 visitantes) e Portugal (17.307), além de crescimentos expressivos oriundos da América do Sul.

Parte do resultado foi impulsionada pela ampliação da malha aérea internacional, com quatro novos voos anunciados em 2025, totalizando nove destinos internacionais regulares, incluindo agora a rota da Iberia Airlines entre Madri e Fortaleza, cujo voo inaugural registrou 100% de ocupação e passará a operar cinco vezes por semana a partir de abril de 2026.

O avanço da conectividade também reforça a perspectiva de internacionalização do aeroporto de Jericoacoara, cuja pista já está homologada para aeronaves de longo alcance como o Airbus A321XLR, e atrai o interesse de companhias aéreas da Europa e da América do Sul para operar voos diretos. A estratégia inclui também investimentos em infraestrutura aeroportuária e a chegada de empreendimentos de alto padrão na região, como o resort cinco-estrelas da Anantara em Preá, reforçando o potencial turístico e econômico da região.