Uma nova pesquisa eleitoral do instituto Real Time Big Data mostra um cenário de forte equilíbrio na corrida pelo Governo do Ceará em 2026. O levantamento divulgado nesta quinta-feira (4) revela empate entre o governador Elmano de Freitas (PT) e o ex-ministro Ciro Gomes (PSDB), ambos com 39% das intenções de voto no cenário estimulado.
O senador Eduardo Girão (Novo) surge na terceira colocação, com 14%, enquanto votos brancos, nulos ou entrevistados indecisos representam 8% da amostra.
Outro cenário testado inclui o ex-prefeito Roberto Cláudio (União Brasil). Nesse quadro, Elmano aparece à frente, somando 42%, seguido por Roberto Cláudio com 26% e Girão com 16%.
A pesquisa também avaliou um confronto direto entre Ciro e Elmano. Nessa simulação, Ciro aparece com 44% e Elmano com 42%, diferença que está dentro da margem de erro.
O estudo contou com 1.200 entrevistas, feitas entre 2 e 3 de dezembro, e possui margem de erro de três pontos percentuais.
Rejeição dos candidatos
O índice de rejeição indica que Eduardo Girão é o nome com maior resistência entre os eleitores: 39% afirmam que não votariam nele de forma alguma. Na sequência aparecem Elmano (37%), Ciro (32%) e Roberto Cláudio (27%).
Avaliação do governo
A gestão do governador Elmano de Freitas registra 54% de aprovação e 41% de avaliação negativa. Em respostas espontâneas, 39% classificam o governo como ótimo ou bom, 32% como regular e 27% como ruim ou péssimo.
Quando questionados sobre a situação geral do estado, 42% dizem que o Ceará está em condição pior que outras regiões do país, 38% consideram semelhante e 13% avaliam que o estado vive momento melhor.
Elmano e Ciro aparecem empatados na disputa pelo Governo do Ceará, aponta nova pesquisa
