O ex-CEO da Hurb, João Ricardo Rangel Mendes, de 44 anos, foi preso na noite desta segunda-feira (5) no Aeroporto Regional de Jericoacoara, ao tentar embarcar para Guarulhos (SP) utilizando um documento falso. A prisão ocorreu por volta das 23h, durante o processo de embarque.
A suspeita teve início após funcionários da companhia aérea Latam e da equipe de segurança do aeroporto identificarem inconsistências no documento apresentado. Diante da situação, o Batalhão de Policiamento Turístico (BPtur) da Polícia Militar foi acionado para averiguação no local.
Após a abordagem, os policiais constataram que João Ricardo utilizava uma falsificação grosseira em nome de João Eudes Filgueiras Rodrigues. Com a confirmação da irregularidade, foi dada voz de prisão, e o suspeito foi conduzido à Delegacia de Polícia plantonista de Acaraú para os procedimentos legais.
Segundo a polícia, João Ricardo responde a diversos processos criminais, principalmente por estelionato, a maioria relacionada ao período em que esteve à frente do Hurb, empresa fundada por ele em janeiro de 2011, anteriormente conhecida como Hotel Urbano. A trajetória do empresário foi marcada por controvérsias, culminando em sua renúncia ao cargo de CEO em abril de 2023. Em abril de 2025, ele já havia sido preso por furtar obras de arte de um hotel de luxo e de um escritório de arquitetura na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, sendo solto em agosto do mesmo ano sob uso de tornozeleira eletrônica.
Ex-CEO da Hurb é preso no Aeroporto de Jericoacoara com documento falso
