A Receita Federal voltou a negar, nesta semana, qualquer tipo de taxação sobre transações realizadas via Pix. O órgão reforçou que não existe, nem está em discussão, a criação de impostos específicos para o meio de pagamento instantâneo, que segue gratuito para pessoas físicas.
Segundo a Receita, informações falsas sobre uma suposta cobrança vêm sendo utilizadas por golpistas para enganar contribuintes, principalmente por meio de mensagens e links fraudulentos enviados por aplicativos de mensagem e redes sociais. Os criminosos simulam comunicações oficiais para induzir o pagamento de taxas inexistentes ou para capturar dados pessoais.
O órgão orienta que a população desconsidere mensagens que solicitem pagamentos relacionados ao Pix em nome da Receita Federal e reforça que comunicações oficiais são feitas exclusivamente pelos canais institucionais. Em caso de dúvida, a recomendação é acessar diretamente o site oficial do órgão ou buscar atendimento nos canais autorizados.
A Receita Federal também destaca a importância de verificar a origem das informações antes de compartilhá-las, como forma de combater a disseminação de notícias falsas e reduzir o impacto de golpes digitais.
Receita Federal volta a negar taxação do Pix e alerta para golpes
