O programa Ceará Conectado registrou mais de 1,6 milhão de acessos realizados por cerca de 460 mil usuários únicos em seus pontos de Wi-Fi gratuito desde abril de 2023, segundo levantamento da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará atualizado em 11 de junho. Ao todo, 463.385 dispositivos distintos se conectaram à rede no período, com 415.873 usuários registrados e tráfego total de aproximadamente 20 TiB. Nos últimos 30 dias, o programa contabilizou 88.875 acessos. A utilização cresce ano a ano: foram 61.539 acessos em 2023, 155.544 em 2024 e 884.833 em 2025. Apenas no acumulado de 2026 até junho, o volume já soma 546.099 conexões. Entre os municípios atendidos está Jijoca de Jericoacoara, que recebeu ponto de Wi-Fi gratuito na Praça da Matriz como parte da terceira fase do programa, sendo um dos principais destinos turísticos do estado a integrar a iniciativa.
O programa disponibiliza internet gratuita em praças e espaços públicos para democratizar o acesso à informação e promover a inclusão digital, permitindo que moradores e turistas utilizem serviços de educação, lazer e sistemas governamentais sem custos. Em um destino como Jericoacoara, a conectividade pública tem impacto direto no turismo e no pequeno comércio. "É inclusão digital na veia: apoio ao estudo, ao pequeno comércio, ao turismo e ao acesso a serviços públicos. Quanto mais gente conectada, mais oportunidades surgem no próprio município", afirma o presidente da Etice, Hugo Figueirêdo. A conexão é viabilizada pela infraestrutura de quase 6 mil quilômetros de fibra óptica do Cinturão Digital do Ceará e por provedores parceiros nas regiões onde o CDC ainda não chegou.
Atualmente, o programa atende 170 dos 184 municípios cearenses. A meta é universalizar o serviço em todos os municípios ainda em 2026. Para receber os pontos, as prefeituras precisam formalizar a adesão, indicar os locais e garantir infraestrutura básica para os equipamentos.
