A Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema) assina hoje, às 11h, no Gabinete Executivo da Sema, um Protocolo de Intenções com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) para o fortalecimento da governança da educação ambiental e climática. O Ceará é o primeiro estado da federação a assinar o documento. O ato conta com a presença da titular da Sema, Vilma Freire, e do diretor de Educação Ambiental e Cidadania do MMA, Marcos Sorrentino. O protocolo é considerado estratégico para estruturar uma agenda de cooperação federativa voltada ao fortalecimento das Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (CIEAs), à municipalização da educação ambiental e à consolidação do monitoramento e da avaliação das políticas públicas ambientais no estado.
A assinatura integra a agenda do Junho Ambiental 2026, que terá como tema principal "Ceará mais Verde e Sustentável". O Junho Ambiental é uma campanha criada pela Lei Estadual nº 17.227/2020, de autoria do então deputado estadual e hoje governador Elmano de Freitas, e é promovida anualmente pela Sema com uma série de atividades voltadas à conscientização ambiental, à participação popular e ao fortalecimento das políticas de preservação do meio ambiente cearense. A parceria com o MMA visa ampliar a articulação federativa entre estado e municípios para implementar políticas de educação ambiental integradas às metas climáticas nacionais e ao compromisso do Ceará com a sustentabilidade e a transição ecológica.
Ceará é o primeiro estado a assinar protocolo com o MMA para fortalecer educação ambiental
