O Ceará registrou pela terceira vez neste ano um dia sem mortes violentas, o chamado Dia Zero. A marca foi alcançada no último domingo (21), segundo a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. É também a primeira vez na série histórica que o Dia Zero ocorreu em um domingo. As duas ocorrências anteriores em 2026 foram nos dias 31 de março e 22 de maio. Antes deste ano, o último dia sem registros de Crimes Violentos Letais Intencionais no estado havia sido em 10 de março de 2022. A última vez que três dias sem CVLIs foram registrados no mesmo ano foi em 2019.
O resultado é reflexo de um momento histórico para a segurança pública cearense. O primeiro quadrimestre de 2026 encerrou com redução de 37,2% nos CVLIs em relação ao mesmo período de 2025: foram 585 mortes violentas nos quatro primeiros meses deste ano, contra 931 no mesmo período do ano anterior, uma redução de 346 ocorrências. Nos quatro primeiros meses do ano, foram presos ou apreendidos 731 suspeitos de homicídio em flagrante ou por cumprimento de mandado no estado.
O secretário da Segurança Pública Roberto Sá comemorou o resultado. "Sempre buscamos esse Dia Zero. Na nossa avaliação, é consequência e fruto de muito trabalho, de muita gente, da determinação de combater o crime. Homens e mulheres empenhados 24 horas para proteger a população", disse. Em maio, o Ceará já havia registrado a maior queda histórica de crimes contra a vida em um único mês, com recuo de 70,8% em Fortaleza e 48,7% no estado em comparação a maio de 2025.
