O presidente Lula embarca hoje para a França, onde participará da cúpula do G7 de segunda-feira (15) a quarta-feira (17), em encontro que reúne as sete principais economias industrializadas do mundo: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Japão, além da União Europeia como membro institucional. A presença de Lula e do presidente Donald Trump na mesma cúpula gerou expectativa em torno de um possível encontro bilateral, mas até o momento não há reunião agendada. "Com os Estados Unidos os contatos seguem, por enquanto é o que posso dizer, e estão em andamento de forma intensa", afirmou o secretário de Assuntos Econômicos do Itamaraty, Philip Fox-Drummond Gough.

A expectativa pelo encontro cresce em meio às tensões recentes. Há duas semanas, o USTR anunciou tarifas de 25% sobre parte das importações brasileiras. O G7 também será a primeira interação potencial entre os dois líderes desde que os EUA classificaram o CV e o PCC como organizações terroristas estrangeiras. Outro tema de interesse do governo brasileiro é o veto da União Europeia à importação de carnes, tripas, pescado e mel brasileiros, medida que entra em vigor em 3 de setembro, mas também não há confirmação de encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Entre os compromissos confirmados, Lula terá reunião com a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, com foco na abertura de negociações para um acordo comercial entre o Japão e o Mercosul. Na terça (16), o presidente participará da sessão de parcerias internacionais. Na quarta (17), a agenda prevê debates sobre crescimento econômico e um almoço com representantes do setor de tecnologia para discutir inteligência artificial. Esta será a décima participação de Lula em uma cúpula do G7 como convidado.